Tempo de leitura: 4 minutos
Existem várias técnicas diferentes para organizar tarefas com o intuito de aumentar a produtividade e trabalhar com mais eficiência.
Mas qual é o melhor método se você não se sentir confortável com isso? Portanto, você tem que encontrar seu próprio caminho. Isso pode ser uma implementação 1: 1 de uma técnica existente ou uma mistura de vários métodos.
Em nosso artigo de hoje, trouxemos quatro sugestões de soluções comprovadas para lhe ajudar a aumentar a produtividade. Não tenha medo dos nomes, é tudo muito simples na implementação. Confira!
Aumentar a produtividade – 4 técnicas que dão certo!
1. Táticas de salame – Cortadas em fatias
Vamos começar com uma maneira muito simples, que pode ser implementada imediatamente para aumentar a produtividade: A tática do salame.
Começa com a formulação mais concreta possível dos objetivos mais importantes e essenciais. Uma vez definidas, elas são divididas em tarefas e sub-objetivos pequenos e realistas.
Estes recebem prioridades e podem ser facilmente processados. Você sempre pode fazer isso imediatamente!
2. Pomodoro – Pausas frequentes para flexibilidade mental
Uma excelente oportunidade para fazer uso mais produtivo do tempo de trabalho disponível é a técnica Pomodoro.
Esta técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo e visa melhorar a flexibilidade mental com intervalos frequentes para aumentar a produtividade.
A base é um temporizador que divide o tempo de trabalho em seções de 25 minutos – O Pomodoro. No meio há sempre um intervalo de 5 minutos.
Um ritmo que deve ser rigorosamente respeitado. Se o alarme disparar após 25 minutos, ele será cancelado. Mesmo que a tarefa ainda não tenha terminado.
Depois de quatro Pomodoro, o intervalo é prolongado para 15 a 20 minutos. Este método também pode ser testado rapidamente, sem alterar o fluxo de trabalho existente. Portanto, também é muito adequado para combinar com outras técnicas.
3. GTD – Sempre anote imediatamente
Um dos métodos para aumentar a produtividade mais conhecidos vem de David Allen e é chamado de GTD, abreviação de Getting Things Done.
A ideia básica: Todas as atividades, ideias, tarefas, compromissos sempre são anotados imediatamente, a fim de ter a cabeça a qualquer momento livre. Livre para concluir as tarefas.
E, a propósito, você não pode esquecer mais tarefas, porque elas já estão todas anotadas. A primeira citação ocorre na “entrada”, de onde é então dividida regularmente. Depois de algumas especificações:
- Imediatamente faça tudo o que puder ser feito em dois minutos. Caso contrário, custa mais tempo.
- Tarefas de acordo com “quanto tempo essa atividade leva?”. Por exemplo, não preciso iniciar um projeto maior se tiver apenas cinco minutos para ir para o próximo compromisso.
- Tarefas que exigem uma concentração mais alta, então, quando nossa energia é alta – por exemplo, no início da manhã.
- Sempre defina as tarefas da maneira mais clara e detalhada possível.
- Um projeto consiste em subtarefas. Se um determinado número de tarefas for incluído, um resumo do projeto é muito útil. Dica: As listas de projetos são mantidas regularmente.
- Inclua todas as coisas que precisam ser feitas em um horário específico ou em um dia específico. Porque o que está no calendário, deve acontecer neste momento – ou nunca.
- A maior parte do tempo deve ser gasto na conclusão de tarefas.
Isso é apenas um resumo, porque o GTD é muito extenso. Se você está interessado em GTD, você definitivamente deveria ler o tópico de mais de perto. Vale a pena!
4. Matriz Eisenhower
A Matriz Eisenhower é um método para aumentar a produtividade com o nome de Dwight D. Eisenhower, o 34º Presidente dos Estados Unidos, dividindo todas as tarefas em quatro áreas simples com base na importância e urgência:
- A = Uma tarefa é importante e urgente.
- B = Uma tarefa é importante, mas não urgente.
- C = Uma tarefa é urgente, mas não é importante.
- D = Uma tarefa não é urgente nem importante.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como aumentar a produtividade, então continue em nosso site e confira muito mais.